156 Acesso àInformação

Sobre Worktiba

O que é o Worktiba?

E o lugar certo para design de ideia para que se tornem empresas e para o impulso certo para startup em início de jornada. Nele, os projetos iniciais encontram apoio que precisam para que se desenvolvam e cheguem ao mercado mais fortalecidos.

Quais os propósitos do programa Worktiba?

Transformar suas ideias em negócios e , por consequência, em empresas formalmente registradas, fornecendo ferramentas, orientação  técnica e mercadológica, mentorias, cursos e apoio institucional, visando sua viabilidade mercadológica.
Prestar apoio à jornada de desenvolvimento e crescimento da sua empresa iniciantes de base tecnológica ou de impacto socioambiental (startup), com aplicação P&D, a partir de estímulo à modelagem ágil de negócios, bem como orientado e promovendo conexões e visibilidade junto aos respectivos ecossistemas de negócios, visando sustentabilidade e escala mercadológica.

Quem pode usar?

Poderão apresentar propostas ao edital do programa tanto pessoas físicas (empreendedores), quanto jurídicas (startups), com endereço comprovado na Cidade de Curitiba, que desejem desenvolver e formalizar ideias de negócio e/ou que pesquisem e/ou desenvolvam produtos ou processos inovadores, de base tecnológica e/ou de impacto socioambiental, de qualquer vertente tecnológica, área e/ou segmento de mercado.
O novo edital (007/2024) admite, além da participação de pessoas físicas (empreendedores), pessoas jurídicas (empresários) nascentes e/ou em processo de spin-off, ou seja, quando uma determinada operação inovadora de uma empresa se destaca dela para se tornar uma nova empresa.

Como funciona?

Os empreendedores e startups participantes têm acesso a ambientes de trabalho compartilhado dotados de infraestrutura básica, onde poderão participar de atividades de pré-incubação, recebendo capacitação, mentorias e integração com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.
O modo de ocupação é presencial, flexível (em qualquer das três unidades, sem posição definida) e acontece mediante agendamento mensal prévio junto à Coordenação do Programa.
O uso e a ocupação dos ambientes se vinculam a um contrato e, também, é orientado por um Manual de Ética e Convivência dos ambientes (ambos os documentos disponíveis no edital de inscrição).

Como me inscrever para a seleção?

Para melhor aproveitamento e organização, a inscrição é feito em dois ciclos anuais, conforme contido no edital (Quadro 2, do item 7.1.1, “CALENDÁRIO DE RECEBIMENTO DE PROPOSTAS”).
Em 2024, os ciclos de inscrições serão:

Inscrições – Ciclo 2024.1 – De 12/04 até 16/05/2024
Análise e Contratação – Análise: de 17/05 até 27/05/2024 – Contratação: de 28 até 30/05/2024
Período de Permanência – De 30/05/2024 até 30/05/2025

Inscrições – Ciclo 2024.2 – De 15/07 até 15/08/2024
Análise e Contratação – Análise: de 16/08 até 25/08/2024 – Contratação: de 26 até 30/08/2024
Período de Permanência – De 30/08/2024 até 30/08/2025

O que é avaliado na inscrição?

A seleção depende do preenchimento de formulário digital, envio de documentos obrigatórios, apresentação de projeto básico do negócio e cumprimento demais requisitos constantes do Edital – Anexo I, 1 e 2, e Anexos II ao IV.

Quantos projetos serão selecionados?

A seleção está limitada à capacidade ocupação das unidades, ou seja, 52 posições.
Não há um máximo de colaboradores por participantes, mas, pode haver limitações, conforme a demanda, para até 3 posições por empreendedor/startup. A ocupação superior de posições, se houver disponibilidade, é verificada durante o agendamento prévio mensal junto à Corrdenação.

Quais as vantagens de participar?

O Worktiba disponibiliza gratuitamente espaço é infraestrutura física, com mesas de trabalho compartilhadas, internet, computador e, mediante disponibilidade, equipamentos de informática, conforme definido no edital – ANEXO IV “c” – DETALHAMENTO DAS UNIDADES DO WORKTIBA.
Além da infraestrutura básica, os empreendedores e startups terão acesso gratuito a capacitações, bem como terão acesso a mentorias e integração com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, a partir dos programas de apoio à qualificação em gestão empresarial da Escola da Inovação.
Os participantes do programa Worktiba são promovidas no site do programa, que funciona como uma landing page, além de acessar uma ampla rede de apoiadores do ecossistema, tais como ambientes de inovação, de formação de talentos e de capital para inovação.

Como é concedida a certificação? Existem custos ou contrapartidas?

Não há custo monetário para ocupação e uso das unidades Worktiba para as selecionadas.
No entanto, para receber os Certificados de Graduação (empreendedores) e de Desenvolvimento (startups), no processo de pré-inscubação, são exigidas contrapartidas, durante o período de permanência, até mesmo como requisito para renovação de prazo, conforme consta do item 8 do Edital.
Basicamente, o participante deverá comprovar matrícula, frequência e conclusão o programa Bom Negócio, participar de eventos do ecosssistema, fazer e manter cadastro atualizado, bem como, participar das atividades indicadas pela Coordenação do Programa.

Qual é o horário de funcionamento?

-Unidade Barigui – Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Parque Barigui(junto ao complexo do IMAP). De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

-Unidade Boqueirão – Avenida Marechal Floriano Peixoto, n° 8.430, Rua da Cidadania do Carmo, Boqueirão. De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30.

-Unidade Engenho da Inovação – Rua Engenheiros Rebouças, n° 1.732, Complexo Engenho da Inovação, Bloco C, Rebouças. De segundas a sexta-feira, das 08h00 às 20h00.

Quais são as regras de utilização?

Os ambientes de coworking destinam-se ao uso exclusivo como escritório compartilhado, tão logo, não admitir-se-á qualquer tipo de manipulação de produtos químicos, elementos infectantes,  objetos perfurocortantes , maquinário ruidoso, aplicação de ferramentas industriais de qualquer espécie ou outros itens ou quaisquer práticas, não citados, que possam colocar em risco o ambiente ou a incolumidade dos seus ocupantes ou visitantes.
É um local público no qual o empreendedor precisa também fazer o papel de cidadão e otimizar os recursos municipais, zelando pelo que está usufruindo e mantendo uma boa convivência com os colegas empreendedores que comungam o mesmo espaço.
O Manual de Ética e Convivência orienta os relacionamentos e gras gerais no ambientes.

Como será feita a segurança do local?

São seguidos procedimentos locais e coletivos de segurança do local junto ao qual está instalado (Centro de Capacitação do IMAP do Parque Barigui, Rua da Cidadania do Boqueirão e Complexo Engenho da Inovação.)
Dentro das instalações, cada pessoa é responsável por seu objetos e equipamentos.
No mais, é seguido o Manual de Ética e Convivência.

Se eu for morador de outras cidade, fora de Curitiba, eu posso utilizar?

O Worktiba é voltado somente para empreendedores residentes e startups sediadas em Curitiba.

O Worktiba é o primeiro coworking público do Brasil, um projeto criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e executado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Pensando no ecossistema de inovação, o Worktiba é considerado o primeiro espaço a atender e impulsionar projetos semente e que precisam se desenvolver antes de serem comercializados

Pessoas físicas, startups e empresas formalizadas, que possuam ideias de negócio e/ou pesquisem e/ou desenvolvam produtos ou serviços relacionados com:

  • Inovação tecnológica, incremental ou disruptiva;
  • Impacto socioambiental; 
  • Economia criativa e/ou colaborativa;

O Worktiba é um espaço de coworking público, onde os empreendedores que possuem negócios em fase inicial, tem acesso a um espaço compartilhado e infraestrutura básica para alavancar suas ideias e empresas, recebendo capacitação, mentorias e integração com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.

É preciso se inscrever em edital, disponibilizado através do site: http://bit.ly/edital_worktiba , onde serão solicitadas informações sobre o projeto, canvas, ou cronograma de planejamento, Pitch, etc.

O Edital se mantém aberto integralmente para ingresso de novos residentes

O Worktiba oferece aos coworkers espaço e infraestrutura física com mesas de trabalho compartilhadas, internet, computador e mediante disponibilidade equipamentos para realização de pequenas reuniões ou eventos

No modelo digital, o Worktiba fornece plataforma com capacidade de realização de atividades em ambiente da internet e de forma remota, que conta com aplicações gratuitas de gestão e produtividade, bem como calendário, videoconferência, equipes, chat, entre outros.

Capacitações, mentorias e integração com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão também são oferecidos aos coworkers habitantes do Worktiba.

Os selecionados deverão comprometer-se a participar do desenvolvimento de um projeto colaborativo em prol da sociedade, definido e desenvolvido em conjunto entre os ocupantes do Worktiba que estiver vinculado.

Barigui e Boqueirão

De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Cine Passeio

De terça-feira a sábado das 14h00 às 21h30

Além do estatuto e do edital que dão uma noção de todo o projeto, também haverá regras internas que serão apresentadas aos selecionados no momento em que iniciarem suas atividades. Contudo, vale sempre o bom senso, pois trata-se de um espaço compartilhado.

É um local público no qual o empreendedor precisa também fazer o papel de cidadão e otimizar os recursos municipais, zelando pelo que está usufruindo e mantendo uma boa convivência com os colegas empreendedores que comungam o mesmo espaço.

Os projetos podem ser compostos por times de até 5 pessoas

O Worktiba segue os procedimentos locais e coletivos de segurança onde estiver instalado. Dentro das instalações cada pessoa é responsável por seus objetos.

Não, o Worktiba é voltado para população residente em Curitiba.

Existem atualmente três espaços Worktiba disponíveis em Curitiba: O Cine Passeio, o Barigui e o Boqueirão.

São 110 vagas ao total, sendo 30 no Cine Passeio, 40 no Barigui e 40 no Boqueirão.

Na inscrição, é possível escolher a participação apenas digital (com acesso gratuito a plataformas digital), apenas física (com acesso a uma das localidades, sendo possível escolher segunda opção), ou misto, com acesso aos dois espaços.

Os espaços estão sendo ocupados mediantes escala e com limite de ocupação reduzido, em respeito as normas de distanciamento social, bem como as recomendações dos órgãos responsáveis.

Os empreendedores poderão utilizar da estrutura por um período de 10 meses prorrogáveis por mais 10.

Empreendedores sociais, microempreendedores individuais, microempresários ou pessoas físicas, desde que sigam as regras apresentadas no edital vigente.

Os interessados deverão ficar atentos aos editais que a Prefeitura de Curitiba lançará periodicamente para a seleção de interessados que se enquadrem no perfil.

Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18 h.

Além do estatuto e do edital que dão uma noção de todo o projeto, também haverá regras internas que serão apresentadas aos selecionados no momento em que iniciarem suas atividades. Contudo, vale sempre o bom senso, pois trata-se de um espaço compartilhado. É um local público no qual o empreendedor precisa também fazer o papel de cidadão e otimizar os recursos municipais, zelando pelo que está usufruindo e mantendo uma boa convivência com os colegas empreendedores que comungam o mesmo espaço.

A não necessidade de pagamento pela utilização do espaço, por ser público e custeado pela Prefeitura e o IMAP, e a forma de seleção que precisa atender a critérios preestabelecidos.

No Worktiba é definido um número máximo de pessoas por projeto selecionado. Consulte o Edital vigente.

O Worktiba segue os procedimentos locais e coletivos de segurança onde estiver instalado. Dentro das instalações cada pessoa é responsável por seus objetos.

Não, o Worktiba é voltado para população residente em Curitiba.

Os empreendedores poderão utilizar da estrutura por um período estipulado no Edital vigente, eventualmente prorrogáveis pelo mesmo período, desde que aprovado pela Comissão de Seleção.

Sim, o Edital estabelece a carga horária mínima a ser cumprida no espaço.

 

QUER SABER MAIS SOBRE

O WORKTIBA?